Retenção de talentos nas empresas: saiba sua importância e como fazê-lo

with Nenhum comentário

Retenção de talentos nas empresas é uma das chaves do sucesso. Grandes corporações só geram bons números por conta do trabalho dos seus colaboradores. Então, quer ter sucesso como as grandes empresas? Entenda a importância da retenção de funcionários bons e como fazer para ter colaboradores dedicados.

5 pessoas reunidas comemorando ao encontrar uma forma para aumentar a retenção de talentos nas empresas

Mesmo na era da tecnologia, com diversos dispositivos automatizando processos, a mão-de-obra humana será sempre indispensável. Pensando assim, a retenção de talentos nas empresas é extremamente importante.

A retenção de talentos é o ato de manter os melhores colaboradores por meio de um conjunto de práticas e políticas. Afinal de contas, eles são os responsáveis pelo funcionamento do negócio. Parece algo simples não é mesmo?

Mas, infelizmente, muitos gestores acabam perdendo parceiros valiosos por não saberem trabalhar a retenção de funcionários.

Por isso, vamos  te ajudar a entender o papel que bons colaboradores têm na construção do seu negócio e como mantê-los. Para isso, neste artigo vamos falar de:

Por que é importante fazer retenção de talentos nas empresas?

A resposta é simples: empresas são constituídas não só de números e dispositivos, mas acima de tudo, de pessoas.

Sendo assim, a retenção de talentos se faz necessária para não perder os colaboradores que fazem diferença na sua empresa. 

Só que para isso é necessário manter os colaboradores focados e motivados. Afinal, ter pessoas trazendo resultados diariamente requer um trabalho bem estruturado de motivação.

Colaboradores insatisfeitos não se preocuparão em fazer o seu melhor. E o desgaste de demitir e contratar novos funcionários não é viável, também, por questões de tempo e de dinheiro.

Então, não há saída mais eficaz que a retenção de talentos. Se você é gestor e dono de uma empresa, foque na retenção de funcionários e veja quão benéfico será para a saúde da sua organização.

Vantagens da retenção de talentos

São inúmeras as empresas que apostam na retenção de talentos atualmente. 

Então, para adotar na sua empresa políticas e práticas de retenção de funcionários é preciso saber das suas vantagens. Elas incluem:

Crescimento no engajamento e nos resultados

Quando um colaborador se sente parte de algo maior, encorajado e valorizado, ele se esforça para fazer sempre mais. Ele responde de forma engajada e produtiva.

Sendo assim, quanto mais incentivado, mais engajado e mais resultados o mesmo levará para a empresa.

Economia no caixa da empresa

Colaboradores insatisfeitos geram rotatividade no cargo. Pensando assim, a retenção de talentos pode ajudar até na economia da sua empresa.

Isso porque, ao manter funcionários, o fluxo de demissão e contratação diminui. E todo gestor sabe do gasto que é demitir e contratar colaboradores.

Ambiente de trabalho leve e agradável

Essa talvez seja uma das melhores vantagens quando o assunto é retenção de funcionários.

Colaboradores motivados e valorizados resultam em um ambiente corporativo agradável. Ambiente no qual ninguém sofre por ter que estar.

Formas de motivar e manter ótimos colaboradores

5 pessoas sentados em uma mesa discutindo uma forma de aumentar a retenção de talentos nas empresas

Na hora de planejar a retenção de talentos nas empresas, é preciso ter em mente que pessoas são diferentes. Isso significa que nem todos os colaboradores se motivam da mesma forma.

No entanto, há algumas práticas que costumam agradar a todos e elas são o caminho mais eficaz para uma boa retenção de talentos. Algumas dessas práticas são:

  • Metas possíveis de serem alcançadas;
  • Frisar a importância da comunicação e incentivar a mesma;
  • Manter e explicar as expectativas de crescimento;
  • Feedbacks construtivos;
  • Mostrar que o ambiente de trabalho é um local que o colaborar pode confiar;
  • Passar confiança e estabilidade de trabalho para o profissional;
  • Reconhecimento na parte financeira, pessoal e profissional.

Retenção de funcionários: como aplicar em sua empresa

Segundo pesquisas do setor de gestão de pessoas, cerca de 64% das empresas não conseguem fazer retenção de talentos.

Um dos fatores para isso é a falta de verba que pequenas e médias empresas têm para investir nisso. Oferecer bônus salariais, participação em lucros e planos de saúde, assim como outros benefícios, embora seja bastante importante, podem fugir do orçamento de muitas companhias.

No entanto, há formas de aplicar boas práticas e políticas que não dependem exclusivamente do setor financeiro. Então, vamos compartilhar com você dicas valiosas para retenção de talentos nas empresas.

Processo seletivo de qualidade

Tudo começa na contratação. Para evitar dores de cabeça futuras, é importante que o processo seletivo seja de qualidade.

Dessa forma, empregador e empregado iniciam o trabalho com expectativas alinhadas.

Ambiente de trabalho convidativo

Hoje em dia, o trabalho é o local no qual as pessoas passam a maior parte do seu dia. Nada melhor, então, do que um ambiente de trabalho que seja agradável.

E proporcionar um ambiente assim envolve o bom relacionamento de todos, com estresse reduzido e cobranças coerentes com a realidade.

Invista em pesquisas organizacionais

Na retenção de talentos das empresas é preciso dar uma atenção para pesquisas organizacionais em temas variados. 

É importante saber o que seus colaboradores estão pensando da empresa.

Mas é essencial que a pesquisa não pare apenas na etapa de coleta de dados. É preciso que algo seja feito com a informação. Os colaboradores precisam ver que são ouvidos.

Cursos e treinamentos são fundamentais

Quando você oferece cursos e treinamentos para os seus funcionários, eles sentem que há futuro para eles na empresa.

Além disso, ao capacitá-los você faz uma retenção de funcionários cada vez mais qualificados. Só ganhos.

Reconhecimento e feedbacks

Muitos colaboradores desanimam do trabalho, pois se dedicam constantemente e não se sentem valorizados.

Por isso, mostre a eles que o trabalho deles é reconhecido. E não esqueça de dar feedbacks constantes.

É importante que o colaborador veja que a empresa quer que ele cresça junto com ela, como uma via de mão dupla.

Retenção de talentos nas empresas: hora de começar!

Não deixe que bons colaboradores abandonem sua empresa por falta de atenção, práticas e políticas que o valorizem. Comece hoje a aplicar tudo o que aprendeu sobre retenção de talentos nas empresas.

Lembre-se que os funcionários são parte vital para o andamento dos negócios e precisam sere tratados com respeito e valorização.

Se não é possível que a retenção de talentos aconteça por compensações financeiras, se esforce para um ambiente corporativo agradável.

Além disso, é importante que o colaborador seja ouvido e receba feedback constante. E, claro, reconhecimento quando traz bons resultados.

Um quadro de funcionários satisfeitos gera uma empresa próspera e saudável. Mais ainda, uma empresa que não desperdiça dinheiro com demissões e contratações.

E você está esperando o que? Coloque todos os ensinamentos em prática e conte com ótimos colaboradores.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *