Retenção de funcionários: 9 dicas para manter os colaboradores na empresa

with Nenhum comentário

A retenção de funcionários é essencial para quem deseja investir no crescimento de uma empresa. Essa estratégia pode ser a peça que falta no seu negócio para que ele possa crescer ainda mais em um menor espaço de tempo. 

equipe de trabalho formada por duas mulheres e dois homens. Eles estão em reuniao, conversando

Quando os profissionais do RH entendem a importância da retenção de talentos na empresa é quando muitos fluxos internos param de dar problema.

Reter colaboradores nada mais é do que ter a certeza da qualidade da empresa. 

Além da satisfação de ter uma boa organização, a retenção de talentos também ajuda na redução de gastos para contratações e demissões.

Isso porque mesmo as demissões voluntárias (por parte dos funcionários) demanda dinheiro de rescisão, e aí entra o processo para uma nova contratação, que às vezes gera um custo de transporte, alimentação e tempo dos profissionais do RH.

Por isso é muito importante desenvolver um bom projeto de retenção de colaboradores para que a empresa possa crescer cada vez mais.

Sendo assim, separamos um conteúdo para te ajudar com isso e ainda 9 dicas para você aplicar e poder reter talentos na organização.

O QUE É A RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS? 

A retenção de funcionários trata-se de um conjunto de medidas feitas pela empresa para auxiliar na valorização dos colaboradores.

O principal objetivo dessa valorização é impedir que os colaboradores tenham interesse em sair da empresa, por qualquer motivo que seja.

Então a empresa se esforça para que o cotidiano dos colaboradores seja agradável e satisfatório para que tudo possa fluir como necessário.

POR QUE NEM TODAS AS EMPRESAS AINDA SÃO ADEPTAS?

Na verdade, é possível que algumas organizações pensem em retenção de talentos na empresa, mas não saibam como fazer isso.

Isso porque para fazer uma boa retenção de funcionários é preciso entender em detalhes o cotidiano dentro da empresa.

Além disso é preciso saber quais são as insatisfações dos colaboradores. Esses processos podem levar tempo e, por isso, muitas vezes costumam ser deixados em segundo plano.

No entanto, ignorar as práticas inseridas na retenção de funcionários faz parte de uma série de erros. 

Veja a seguir quais são para que você não as realize no ambiente de trabalho.

ERROS COMUNS NA RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Uma vez que você sabe a importância de reter colaboradores, chegou a hora de conferir alguns erros que são comuns nas organizações. 

Então se você possui intenção de investir na retenção de colaboradores, atenção para não deixar que esses erros te atrapalhem e façam você deixar de reter talentos.

Dessa forma você evita que essas ações prejudiciais aconteçam e consiga, então, reter talentos na organização:

  • Falta de feedbacks;
  • Existência de regras muito rígidas ou sem muito sentido;
  • Falta de política de treinamento;
  • Desarmonia no clima organizacional;
  • Problemas de comunicação interna;
  • Falta ou problemas na estruturação de planos de carreiras.

Falta de feedbacks

Os feedbacks são essenciais para que os colaboradores saibam como anda o desempenho em suas funções.

Eles precisam saber se está tudo certo ou se podem melhorar em algo. Não é recomendado fazer apenas o feedback negativo quando alguma coisa dá errado. 

A falta do feedback pode gerar estagnação até que os colaboradores não se sintam mais importantes e optem por deixar a organização, atrapalhando na retenção de funcionários.

Existência de regras muito rígidas ou sem muito sentido

Muitas vezes as empresas criam regras baseadas em situações inadequadas ou até mesmo casos anteriores que geraram algum tipo de problema interno.

Com isso, os colaboradores atuais podem acabar sendo penalizados pelo erro de uma única pessoa, o que pode ser levado como injustiça e gerar revolta de uma equipe toda.

Isso pode fazer com que o ambiente de trabalho se torne incômodo e os colaboradores desenvolvam, então, o pensamento de sair da empresa. 

Falta de política de treinamento 

Muitas empresas cobram que seus funcionários se especializem em algum assunto da área, mas poucas oferecem esse tipo de treinamento.

Dessa maneira, a pessoa não se vê motivada a estudar e pode acabar se tornando ultrapassado para as novidades que o mercado necessita. 

Por isso, é indicado que a empresa forneça treinamentos em horário de trabalho, pois não é sempre que o colaborador tem tempo antes ou depois da jornada. 

Desarmonia no clima organizacional

Entender as necessidades e tentar resolver as preocupações dos colaboradores é um dos pontos que não pode ter erro nas práticas de retenção de funcionários.

É muito importante ter um bom clima organizacional não só para contratar colaboradores, mas para servir de guia em diversas ações de melhorias internas.

Afinal, se a cultura interna não funciona ou é confusa, dificilmente os projetos seguirão os fluxos desejados.

Falhas de comunicação interna

Assim como a falta de feedbacks é um problema entre líder e equipe, a comunicação interna da empresa como um todo também pode ser.

Isso porque empresas que não se comunicam com seus colaboradores criam uma distância no relacionamento e atrapalha a retenção de funcionários. 

Com falhas na comunicação, os colaboradores sentem insatisfação e isso pode resultar em demissões.

Falta ou problemas na estruturação de planos de carreiras

Por fim, um dos pontos mais importantes. 

Os colaboradores podem ficar muito frustrados quando uma vaga de um cargo acima abre e é preenchida por alguém de fora da empresa.

Afinal, nada mais justo do que a empresa treinar uma pessoa internamente, que já entende dos fluxos e conhece a melhor forma de trabalhar na empresa para assumir esse cargo.

Oferecer oportunidades motivam o colaborador a desenvolver um trabalho melhor, trazendo resultados incríveis e ajudando na retenção de funcionários.

Além disso, trabalhar durante muito tempo na mesma função pode ser desmotivador e soar como uma falta de reconhecimento.

9 DICAS PARA UMA RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EFICIENTE

Agora que apresentamos os erros mais comuns, vamos compartilhar algumas dicas para você acertar na retenção de colaboradores.

Tenha muita atenção e dedique-se ao colocá-las em prática!

Forneça feedbacks constantes e veja a retenção de funcionários acontecer

homem e mulher tocando as mãos em sinal de vitória. Eles estão em seu ambiente de trabalho

Lembra como a falta de feedbacks pode ser negativa? 

Dedique certo tempo para aplicar retornos aos seus colaboradores e veja como a retenção de funcionários aumenta. 

Para isso, procure apresentar os pontos positivos e os pontos que precisam melhorar de tempos em tempos para que eles se mantenham atualizados sobre os progressos.

Valorize e tenha uma boa comunicação com a equipe

A ideia é que os líderes caminhem junto da equipe para poder guiá-la quando necessário. 

Então tenha certeza de colocar nessa posição alguém qualificado, que saiba lidar bem com outras pessoas em diversas situações.

Por exemplo, circunstâncias que envolvem feedbacks negativos podem gerar um certo desconforto e, por isso, é importante ter um líder que possua boa comunicação com os colaboradores.

Por isso, desenvolver uma afinidade para que sempre tenha transparência nas conversas é essencial na comunicação.

Avalie os benefícios oferecidos e melhore a retenção de funcionários

Muitas vezes pode parecer um gasto desnecessário, mas esse pode ser o grande diferencial para que as pessoas prefiram a empresa.

Atualmente, elas estão em busca de empresas que ofereçam benefícios variados. 

Elas podem, inclusive, escolher trabalhar em alguma empresa que tenha um salário menor, mas com mais benefícios, pois no fim do mês pode compensar. 

E saiba que oferecer benefícios também pode ser um grande fator para escolherem continuar na organização. 

Afinal, se os colaboradores sentirem falta ou necessidade de algum benefício que não é oferecido, eles vão procurar um lugar que o faça.

Entre os benefícios que costumam ser oferecidos e valorizados estão o plano odontológico empresarial, plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte e participação nos lucros.

Então, seja na contratação ou na retenção de funcionários, oferecer benefícios é uma grande vantagem para se destacar como empresa.

Ofereça um ambiente de trabalho propício

Quando se fala em ambiente, pensamos principalmente em estrutura.

Por isso, forneça um local de trabalho em que seus colaboradores tenham uma boa mesa de trabalho, equipamentos em bom estado, áreas funcionais para realizar refeições e descanso.

Esses pontos acima citados são essenciais e fazem diferença, pois ter problema com ambiente atrapalha gravemente o desempenho no trabalho e a retenção de funcionários.

Além disso, aqui também se aplica cultura e regras da organização, já que é muito importante deixar que as pessoas se sintam confortáveis no local onde elas passam a maior parte do dia.

Busque boas formas de gerir cada colaborador

Se você quiser ter um bom ambiente para cada funcionário, deve começar tentando entender a situação de cada um.

Os pequenos detalhes farão com que seus colaboradores tenham um carinho e consideração maior pela empresa.

Monte planos de carreiras 

Muitas vezes os chefes esquecem de ouvir sua equipe. 

No entanto, eles devem compreender que são eles quem estão na linha de frente da produção e, na falta de alguém, todo o fluxo de processo é atrapalhado.

Então é preciso entender a importância de cada um para poder desenvolver melhor os processos dentro da empresa e até mesmo alterar algum tipo de metodologia que ajude na retenção de funcionários.

Sendo assim, os líderes precisam planejar planos de carreira para a equipe. Tenha orgulho ao ver todos se aperfeiçoando e trazendo melhores resultados! 

Aplique pesquisas organizacionais para uma retenção de funcionários eficaz

É importante saber qual a opinião dos colaboradores sobre a empresa.

Ao investir em pesquisas organizacionais, você pode descobrir quais os pontos que mais precisam de atenção e melhorar dentro da empresa. 

Isso resulta em nada menos do que benefícios incríveis para ambos os lados, pois quando um colaborador tem sua sugestão atendida, a satisfação faz com que ele desenvolva melhor seus trabalhos. 

Invista na carreira

Aprenda a investir na carreira do seu colaborador. 

Quanto mais qualificado ele ficar, melhor para a empresa, certo? 

Por isso a importância de oferecer cursos é grande.

Uma outra forma de investir na carreira é procurar locais que forneçam palestras e workshops gratuitos e incentive que todos participem. 

Reconheça resultados

Por fim, deixe que as pessoas pensem em crescer na empresa. Realmente coloque em prática o plano de carreiras.

E também é interessante apresentar resultados, mostre para quem for mais novo na empresa como é possível se desenvolver dentro da companhia.

Dessa maneira, as pessoas já entram na empresa dispostas a crescer e não precisam buscar outro local para se desenvolverem.

FAÇA COM QUE OS COLABORADORES DESEJEM FICAR NA EMPRESA

Agora que você já conhece as dicas para reter talentos na organização é preciso entender que todas essas ações não são pensadas apenas para que eles não saiam da empresa.

Tudo isso é idealizado para que a empresa possa crescer com colaboradores mais dedicados e que conhecem a empresa há anos.

Dessa maneira as chances deles se empenharem a crescer internamente aumentam.

Assim eles podem ter melhor qualidade de vida e trazer benefícios para a empresa crescer também.

MANTENHA SEU PROJETO DE RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CONSTANTE

Ao longo deste conteúdo você conferiu o que é a retenção de funcionários e como isso pode melhorar toda a produção de uma empresa.

Também compartilhamos alguns erros comuns de empresas que não sabem como reter talentos na organização.

Além disso, reunimos dicas essenciais para quem deseja realmente investir em um bom projeto de retenção de colaboradores.

Entre algumas dessas dicas estão fazer planos de carreiras, avaliar os benefícios oferecidos, fazer pesquisas de satisfação e oferecer um ambiente de trabalho propício.

Mas para que tudo isso possa funcionar com excelência é ideal que você invista na criação do projeto de estratégias de retenção de talentos e mantenha-o sempre funcionando.

Somente desse modo a empresa vai continuar crescendo exponencialmente sem ter chances de estagnação.

Portanto, crie e mantenha esse projeto sempre funcionando.

Assim você e seus colaboradores podem almejar e conquistar tudo que desejam!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *