Saiba como motivar funcionários e garantir sucesso no negócio

with Nenhum comentário

Motivar funcionários é sinônimo de ter uma melhor produtividade para sua empresa. Afinal, cerca de 8 horas do dia são dedicadas ao trabalho. Então, nada mais justo que tornar essas horas as mais agradáveis possíveis! 

líderes e colaboradores reunidos em frente a um vidro utilizado de mural, com post its colados, reunindo ideias para motivar funcionários

Engana-se quem pensa que é preciso gastar rios de dinheiro para estabelecer uma estratégia para a motivação de funcionários. 

Diante de uma rotina cansativa, envolvendo trabalho e vida pessoal, é fato que a motivação de funcionários vai muito além da questão financeira, mesmo que esse fator seja muito importante. 

Afinal, motivar funcionários é uma responsabilidade da empresa, pois quem mais tem a perder com a desmotivação é ela mesma. 

Isso porque estar motivado é fundamental pois ajuda a desenvolver um trabalho melhor e com mais qualidade.

Além disso, um dos conceitos de motivação no dicionário é “um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos”. 

Portanto, se você deseja mais motivação em sua empresa, continue acompanhando este conteúdo e encontre ajuda para descobrir quais impulsos você pode dar.

A IMPORTÂNCIA DE MOTIVAR FUNCIONÁRIOS 

Como a pessoa está se sentindo impacta diretamente em como ela age e desempenha suas atividades. 

E, sem dúvidas, um funcionário motivado tem capacidade de influenciar diretamente todos os colegas de sua equipe. 

Além disso, de acordo com um estudo da Right Management, empresa americana especializada em carreiras, ao motivar funcionários, a produtividade da empresa rende 50% a mais. 

Antes de listar o salário e os benefícios oferecidos pelas empresas como motivadores de felicidade no ambiente de trabalho, os brasileiros têm outras questões a destacar. 

Dessa forma, alguns pontos que promovem a motivação de funcionários são:

  • Reconhecimento das suas atividades;
  • Desenvolvimento de carreira;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
  • Ótimo relacionamento com superiores;
  • Colegas de trabalho se ajudando;
  • Atividade profissional interessante e que faz diferença.

MOTIVAR FUNCIONÁRIOS É SINÔNIMO DE BONS RESULTADOS

Apesar da motivação e a satisfação andar praticamente juntas, engana-se quem acredita que basta um colaborador satisfeito para que ele esteja motivado. 

Isso porque quem está apenas satisfeito executa suas atividades de forma mediana, não buscando o aprimoramento profissional. 

Ao estar realmente motivado, o colaborador vai além do que lhe é pedido. 

É alguém que está mais disposto a investir seu tempo pensando em formas de melhorar os processos da empresa, não apenas no seu serviço.

Isso porque ele enxerga que ali não tem somente chances de crescer profissionalmente, mas que também é um ambiente que gosta de trabalhar. 

Portanto, para motivar funcionários, saiba que é muito importante os escutar. 

Para isso, procure sempre entender seus anseios e frustrações a fim de encontrar formas de incentivar ações que promovam o entusiasmo.

AS 4 VÁLVULAS INFLUENCIADORAS PARA MOTIVAR FUNCIONÁRIOS

Para motivar funcionários, existem algumas ações que vão fazer com que o colaborador se sinta mais feliz. 

No mundo do trabalho, de forma geral, a motivação parte de 4 pontos mais importantes: 

  • Reconhecimento;
  • Aprendizado;
  • Segurança;
  • Dinheiro.

Reconhecimento  

A palavra-chave do reconhecimento é o feedback

Isso porque é de extrema importância que os colaboradores saibam se o seu trabalho está sendo bem-feito ou o que precisa melhorar. 

Por isso, é de extrema importância fazer pontuações, sejam elas elogiosas ou relativas à melhoras. 

Aprendizado  

Quer ver uma pessoa motivada? Delegue funções e ofereça desafios, confiando em sua capacidade. 

Além disso, forneça meios, cursos e treinamentos para que ela se sinta mais preparada.

Com isso, você terá um profissional disposto a produzir mais para a sua empresa!

Segurança

Um ambiente de trabalho saudável é o que move as pessoas que buscam estabilidade. 

Afinal, ao se sentir seguro na empresa, o colaborador desenvolve o desejo de ficar nela.

Dessa forma, crescer profissionalmente em um ambiente agradável, com atividades que promovam o bem-estar, também motiva a estreitar os laços da equipe. 

Dinheiro 

Quando a consequência de um trabalho bem realizado é a recompensa monetária, alguns colaboradores se sentem mais motivados a entregar melhores resultados. 

Aqui podemos falar não somente sobre um plano de cargos e salários, mas também gratificações extras, seja por uma meta alcançada ou por um bônus de fim de ano.

Apesar disso, a proporção desse interesse varia entre os colaboradores, de acordo com o tipo de atividade exercida e o perfil do funcionário. 

Por isso, analise quais se este é um pontos que pode motivar os seus colaboradores, e passe a oferecê-lo.

7 FORMAS DE MOTIVAR FUNCIONÁRIOS 

reuniao de diversos funcionarios comemorando uma conquista

A motivação de funcionários não é uma questão de teoria, mas, sim, de ação. 

Por isso, o importante é que cada empresa entenda quais as formas para motivá-los diante da realidade em que está inserida. 

Sendo assim, para colaborar nesse desafio que traz um ótimo resultado, escolhemos seis dicas que vão te ajudar a motivar funcionários em sua empresa:

Invista na capacitação dos funcionários 

Proporcionar treinamentos e cursos de capacitação e aperfeiçoamento, é uma ótima maneira de reconhecer o potencial dos seus profissionais e motivar funcionários.

Além disso, ao oferecer esses cursos e treinamentos, o benefício não é apenas para o profissional, mas também para a empresa. 

Afinal, ela terá um colaborador capacitado e motivado, o que com certeza levará a ótimos resultados. 

Dê feedbacks positivos e negativos 

Feedbacks são importantes ferramentas de desenvolvimento profissional e também uma forma de reconhecer os talentos. 

Isso porque os retornos constantes dão aos colaboradores a oportunidade de conhecerem seus pontos fortes e o que precisa melhorar. 

Com isso, eles podem trabalhar em seu aperfeiçoamento técnico, emocional e comportamental, evoluindo na carreira, na empresa e na vida.

E lembre-se: o feedback negativo também é essencial para motivar funcionários, mas não deve ser realizado em público. 

Ofereça horários de trabalho flexíveis 

Nem sempre as oito horas diárias de trabalho são completamente aproveitadas. 

Afinal, o deslocamento até o trabalho pode ser muito cansativo e a pressão por chegar no horário geralmente é estressante. 

Com horários flexíveis, essa questão pode ser suavizada. 

Além disso, avalie também a possibilidade de oferecer um dia de home office em uma frequência que não atrapalhe o andamento do trabalho. 

Trabalho remoto é tendência mundial e uma ótima maneira de motivar funcionários!

Ofereça benefícios

Atualmente, os benefícios empresariais vêm conquistando um forte espaço no momento de contratação e de reter bons funcionários.

Isso porque os benefícios, na maioria das vezes, acabam complementando o salário dos colaboradores com os serviços que muitos deles não poderiam pagar de forma particular.

Alguns exemplos de benefícios que vêm sendo oferecidos e muito valorizados são: plano de saúde, plano odontológico para empresas, vale refeição e vale transporte, por exemplo.

Seja um líder, mas dê espaço

Um bom líder é aquele que caminha ao lado dos seus colaboradores. Ser fonte de inspiração é uma maneira eficiente de motivar funcionários. 

Sendo assim, consulte, peça opiniões, reúna a equipe para debater, mostre que a opinião de cada um é importante e que a empresa confia neles. 

Além disso, permita que os funcionários tomem decisões, dê autonomia para que compartilhem seus pontos de vista e possam fazer mudanças.

Estabeleça um plano de carreira 

Um colaborador que enxerga futuro na empresa certamente vai trabalhar mais motivado. 

Por isso, você precisa ajudar ele a ver que ele pode crescer na companhia. 

Dessa forma, mostre aos colaboradores quais são as formas de se destacar dentro da empresa. 

Afinal, ao desenvolver um plano de carreira com os seus colaboradores, a visão que eles possuem da empresa muda completamente. 

Ter a segurança de que dentro daquele lugar eles podem crescer profissionalmente e alcançar objetivos é uma ótima forma de motivar funcionários.

Mantenha um ambiente de trabalho harmonioso 

A maior parte do nosso dia acaba sendo nos locais de trabalho, certo?

Neste tempo, convivemos com a diversidade de profissionais. 

E trabalhar em conjunto com pessoas diferentes, que mal conhecemos, nem sempre é uma tarefa fácil. 

Por isso, se a comunicação entre colegas e líderes não é clara ou se a qualidade de infraestrutura deixa a desejar, a equipe pode se sentir desmotivada.

Apresente para seu colaborador todos os superiores dele, mostre qual trabalho eles desenvolvem e deixe claro que estão lá para ajudar em qualquer dúvida que surgir.

Dessa forma, o colaborador se sentirá acolhido e não terá medo de expor suas dúvidas e também suas ideias para gerar melhorias na equipe/empresa.

MOTIVAR FUNCIONÁRIOS: COMECE O QUANTO ANTES

Neste post você conferiu que a motivação de funcionários é diretamente proporcional ao desenvolvimento de melhores resultados nas empresas. 

Afinal, funcionários motivados realizam suas funções com mais qualidade, além de geralmente influenciarem os outros membros de sua equipe. 

Também pôde conferir sete formas para motivar os funcionários, sendo elas: investir na capacitação, dar feedbacks, oferecer horários flexíveis, dar espaço, criar planos de carreiras e oferecer benefícios e um ambiente harmonioso.

Além disso, lembre-se que engajamento e produtividade também andam juntos com a motivação, ok?

Manter os funcionários motivados pode parecer um desafio, mas ao colocar essas dicas em prática, o resultado será uma empresa em constante crescimento!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *