Motivação para funcionários: veja como fazer da melhor forma

with Nenhum comentário

Motivação para funcionários é um tópico que muitas empresas têm ignorado. Mas é uma das coisas que pode manter sua empresa prosperando da melhor forma. Por isso confira neste artigo como ter funcionários motivados do jeito certo.

4 pessoas reunidas em uma reunião definindo estratégias para motivação para funcionários

Investir tempo, recursos e atenção na motivação para funcionários é uma atitude que irá trazer bons resultados.

Isso porque, empresas estão com alta rotatividade de colaboradores porque não entendem o que faz com que eles fiquem desmotivados.

Para entender da melhor forma como funciona a motivação dos funcionários é preciso enxergá-los como são, seres humanos.

Pequenas, médias e grandes empresas pecam nesse sentido. Pois, esperam apenas produtividade e resultado dos seus colaboradores.

No entanto, quando o funcionário é visto como mais de um número, é possível enxergar o que pode estar atrapalhando o seu ânimo.

Por isso, neste post vamos te ajudar com a motivação para funcionários. Você vai saber tudo o que precisa para manter seus funcionários motivados. Neste conteúdo vamos falar sobre:

Não deixe que sua empresa entre para as estatísticas que levam o funcionário a estresse e ansiedade. Faça diferente e colha os frutos, também, nos seus negócios. Boa leitura!

Como motivar meus colaboradores?

Antes de tudo, é preciso entender em qual área é preciso aplicar a motivação para funcionários.

Isso porque não tem como ter funcionários motivados se você não entender quais são suas reais necessidades. E para isso é preciso ouví-los.

Dessa forma, é importante que você e a equipe de RH da empresa comecem a se articular para saber ouvir os colaboradores.

Não apenas com perguntas diretas e formais. Mas também, e principalmente, com a observação do fluxo diário e com pesquisa de opinião anônima.

Só após saber o que os colaboradores estão passando é que ações para motivação dos funcionários podem ser feitas. Então não esqueça:

  • É importante ouvir os colaboradores;
  • Identificar os pontos nos quais a desmotivação está presente;
  • Trabalhar nas causas principais da motivação.

Vantagens de funcionários motivados

Os resultados e benefícios da motivação para os colaboradores são bastante positivos e efetivos, e não ficam apenas nos lucros.

Além de ter um ambiente de trabalho mais leve, quando há funcionários motivados, a rotatividade de colaboradores diminui bastante.

Isso faz com que custos de demissão, processo seletivo e contratação diminuam. E a motivação dos funcionários também é um atrativo para novos colaboradores que se identificam com a empresa.

Dessa forma, com a empresa empenhada em melhorar o ambiente para que o colaborador se sinta bem, ele vai reagir a esse empenho com a sua determinação.

Assim, com a produtividade dos funcionários aumentando, consequentemente os números da empresa também melhoram.

E a melhor vantagem de todas: um ambiente corporativo saudável! Com o estresse reduzido e baixo índice de afastamento por estresse e outros problemas relacionados.

4 pessoas reunidas em uma reunião definindo estratégias para motivação para funcionários

6 dicas para motivação de funcionários

Depois de identificar os motivos de insatisfação de colaboradores e entender as vantagens de motivá-los, é hora de agir.

Mesmo com resultados específicos, há dicas infalíveis que funcionam não apenas como medidas para “salvar” funcionários, mas também como prevenção.

Confira a seguir 6 dicas para fazer uma boa motivação para funcionários:

1 – Proporcione um ambiente saudável

Para que os trabalhadores desempenhem um bom serviço eles precisam estar em um ambiente com condições habitáveis e higiênicas.

Além disso, um ambiente saudável inclui a boa relação entre colaboradores, e uma relação agradável de chefes, funcionários e parceiros.

Esse ambiente saudável inclui a troca de experiências e abertura para os colaboradores tirarem suas dúvidas e expressarem pensamentos.

2 – Ofereça desafios

Essa é uma ótima motivação para funcionários. Desafiá-los é uma forma de fazer com que os mesmos saiam da sua zona de conforto.

Além disso, ao desafiá-los você mostra que há oportunidades de crescimento dentro da empresa.

3 – Escute seus colaboradores

Não apenas escutar suas reclamações e sugestões de melhorias no trato com os funcionários.

Escute também ideias que podem ser inovadoras para a empresa. Uma motivação de funcionários também se dá quando eles são ouvidos. 

Ouvidos de verdade, e não por mero protocolo.

4 – Dê feedbacks constantes

Sejam eles bons ou ruins, é importante que o colaborador saiba como seu desempenho está.

Isso porque muitos funcionários vão desanimando do serviço por se sentirem perdidos e sem um feedback.

5 – Atente-se ao salário

Funcionários motivados muitas vezes é sinônimo de pessoas que ganham um salário compatível com o cargo que exercem.

E essa é uma motivação para colaboradores que precisa ser aplicada em muitas empresas. Pois, a rotatividade de colaboradores está cada vez mais alta.

6 – Elogie as conquistas também

Aqui é importante destacar que feedback e elogio não são a mesma coisa. Uma boa motivação para seus funcionários é o elogio no tempo certo.

Muitos colaboradores têm grandes ideias, arrumam saídas para problemas que ninguém nem notou.

Quando você souber de um feito assim do funcionário, não esqueça de elogiar. Além de se sentir parte da equipe, ele irá saber que seu trabalho é visto.

Motivação para funcionários só traz benefícios para o colaborador e para a empresa!

Neste artigo você viu a importância de uma boa motivação para os colaboradores e a melhor forma de fazê-lo.

No entanto, nunca se esqueça que antes de resolver um problema é preciso saber de onde ele vem.

Para ter uma motivação dos funcionários efetiva é essencial saber suas reais necessidades e de onde vem sua insatisfação.

Sendo assim, para obter essas informações e ter colaboradores motivados verdadeiramente você precisa de uma pesquisa de opinião.

Além disso, observar o que acontece na sua própria empresa é fundamental. Os colaboradores sempre dão sinais. Preste atenção.

Uma vez com a informação em mãos, comece a adotar hábitos de boa convivência na empresa.

Isso, somado a feedbacks, desafios e salários justos, fará com que o funcionário se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa.

Então, não perca mais tempo e comece hoje um planejamento de motivação para funcionários.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *