Maneiras de motivar funcionários: 4 dicas para ter mais resultados e eficiência

with Nenhum comentário

É possível aplicar diversas maneiras de motivar funcionários no dia a dia para construir um bom ambiente de trabalho. Para ver sua empresa crescer de verdade, incentive seus funcionários com as dicas a seguir!

duas pessoas batendo as mãos após encontrarem maneiras de motivar funcionários

Para que o ser humano possa viver uma vida plena e equilibrada, diversas necessidades precisam ser atendidas. 

Existem algumas teorias que conceituam quais são as principais e como usá-las para motivar funcionários. 

Uma delas é a pirâmide das necessidades de Abraham Maslow. Segundo ela, existe uma hierarquia de necessidades humanas que precisam ser atendidas para uma boa vida.

Dessa forma, a pirâmide é dividida em cinco patamares interdependentes: necessidades fisiológicas, de segurança, relacionamentos, estima e realização. 

Isso quer dizer que, para motivar funcionários é necessário que todos esses níveis sejam bem atendidos. Caso algo não vá bem na base da pirâmide é impossível atingir o topo com plenitude.

Neste conteúdo você verá mais sobre a pirâmide de Maslow e seu papel na busca por maneiras de motivar funcionários. Mas antes, confira o que mais encontrará neste artigo:

Motivar funcionários é mesmo tão importante assim?

O bem-estar dos funcionários afeta diretamente a sua produtividade. Um empregado que não está bem por algum motivo dificilmente manterá o nível de produtividade desejado pela companhia.

Considerando que se gasta, em média, ⅓ do dia no trabalho, as dificuldades, estresse e mal-estar surgem bastante no escritório. 

Insatisfação, baixa performance, atrasos, mau comportamento… Tudo isso ocorre porque ao menos um dos cinco grupos de necessidades não está completamente satisfeito.

Segundo Maslow e sua organização piramidal das necessidades humanas, um nível da escala não pode ser completo sem o outro. 

Então antes de pensar em maneiras de motivar funcionários é importante entender o que efetivamente move as pessoas.

  • Necessidades fisiológicas: bem-estar físico e mental dentro e fora da empresa;
  • Necessidades de segurança: espaço seguro física e psicologicamente;
  • Necessidades de relacionamento: conexões de qualidade no espaço de trabalho;
  • Necessidades de estima: reconhecimento do trabalho bem feito;
  • Necessidades de realização: inovação e novos desafios com propósito.

4 maneiras de motivar funcionários para a empresa atingir seu potencial

duas pessoas batendo as mãos após encontrarem maneiras de motivar funcionários

Para que as maneiras de motivar funcionários atinjam seu objetivo e os empregados sejam realizados é necessário agir.

Por isso, veja a seguir 4 maneiras de motivar funcionários de forma prática no dia a dia.

Boas condições de trabalho

Oferecer condições de trabalho adequadas supre os níveis um e dois da pirâmide. Isso garante que o funcionário tenha o que precisa para fazer o seu trabalho.

O que inclui um salário alinhado ao mercado e equipamentos em bom estado. Além disso, também deve considerar um ambiente de trabalho organizado, limpo e seguro.

Clima organizacional

Ter segurança psicológica no trabalho é o fator número um a considerar ao selecionar e aplicar maneiras de motivar funcionários.

Dessa forma, é possível construir um clima organizacional saudável, que incentive integração, feedbacks acolhedores e colaboração.

Por isso, para atingir esse objetivo é necessário estimular a honestidade e a empatia. Oferecer conteúdos específicos, palestras e workshops na área são bons pontos de partida.

Oferecer benefícios

Prezar pela saúde e o bem-estar dos empregados, implementando formas de motivar funcionários também pode ser por meio dos benefícios.

Por exemplo, oferecer plano de saúde, seguro de vida, convênio com academia e incentivo à capacitação são algumas das opções.

É importante sempre considerar o orçamento da empresa. Mas tenha em mente que benefícios fazem o funcionário se sentir valorizado e reconhecido. 

Por isso, encare-os como investimento para crescimento do maior ativo da companhia: as pessoas.

Dar Flexibilidade aos funcionários

Bater metas e ser guiado por resultados é importante em qualquer trabalho. Por isso, cada vez mais empresas oferecem flexibilidade de horários e de local a seus funcionários.

Isso porque, por serem guiadas pelos resultados não importa mais tanto a hora e o lugar do qual se trabalha. O importante mesmo é a linha de chegada.

Negocie dias de home office e horários flexíveis como alternativas para  motivar funcionários e veja a qualidade do trabalho subir.

Qual o papel da companhia na motivação de funcionários?

O crescimento da empresa depende, diretamente, do bom desempenho dos funcionários. Quando a empresa garante o bem-estar e incentiva a produtividade de forma positiva, todos saem ganhando.

Dessa forma, que tal vermos a seguir um exemplo? Como seria o cenário ideal em uma empresa que aplica para ideias motivar funcionários de forma bem sucedida?

Cenário ideal

Consideremos o cenário perfeito de motivação, no qual uma funcionária, que chamaremos de Mariana, tem todas as suas necessidades atendidas.

Mariana recebe um salário e benefícios que permitem sustentar a si e à família de forma satisfatória (fisiológicas). 

Ela trabalha em um escritório que oferece equipamento adequado, ar-condicionado e está em dia com as legislações de segurança. 

Não tem receio em falar com a chefia e há segurança psicológica para sugerir ideias aos colegas (segurança).

Por isso, seu relacionamento com os colegas e com a liderança é muito bom. As comemorações de integração são sempre um momento esperado e alguns dos colegas se tornaram seus amigos próximos (relacionamento).

Dessa forma, os momentos de feedback são realmente produtivos. Mariana já recebeu alguns bônus e elogios por desempenho e se sente reconhecida quando realiza um bom trabalho (estima).

Isso porque ela se sente confiante o suficiente para inovar e ser criativa. Isso a faz ir além do que é esperado dela, já que seu propósito pessoal está alinhado ao da empresa. Mariana sente que faz a diferença com seu trabalho (realização).

Crescimento e inovação só vêm através de funcionários motivados

O exemplo acima facilita enxergar como suprir os cinco níveis de necessidades dos funcionários faz a empresa crescer. 

Isso deixa claro que a inovação e a ampliação dos horizontes de qualquer companhia só é canalizada por funcionários motivados.

Dessa forma, os possíveis gastos com ideias para motivar funcionários são apenas investimentos a médio e longo prazo.

Trabalhar motivado muda a forma como os funcionários concluem tarefas. Da mesma forma, muda a maneira como a empresa cresce e se torna referência em ambiente de trabalho e valorização.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *