Funcionários desmotivados: veja como mudar esse cenário

with Nenhum comentário

Funcionários desmotivados compõem um cenário cada vez mais comum nas empresas. Incentivar funcionários desmotivados é um dos principais desafios de gestores atualmente. Confira as melhores dicas para fazer a motivação dos funcionários do jeito certo.

funcionários desmotivados em seu trabalho

É preciso encarar a questão de funcionários desmotivados com um olhar humano, acima do CNPJ. Ou seja, é preciso pensar além do lucro.

Ter um corpo de colaboradores desanimados pode ser reflexo de um momento ruim da empresa.

Por isso, é importante que a tarefa de incentivar funcionários desmotivados seja feita da melhor forma possível.

Porque colaboradores são pessoas fazem sua empresa funcionar, mas acima de tudo pessoas que tem sentimentos e realidades distintas.

Sendo assim, é essencial saber o que está causando a situação de funcionários desmotivados para então resolver o problema.

E é preciso se atentar a essa questão logo no começo. Pois, um colaborador infeliz se torna acomodado e pode minar o ambiente corporativo.

Além disso, se no trabalho ele está infeliz, isso pode refletir em todas as áreas da sua vida causando danos para sua saúde. Então veja neste artigo como lidar com a situação. Vamos falar sobre:

Perceba seus colaboradores e os incentive do jeito certo. Funcionários motivados melhoram o ambiente e o trabalho rende. Boa leitura!

Funcionários desmotivados: o que fazer?

O primeiro passo para incentivar funcionários é saber reconhecer quando se deparar com um.

Um grande problema de pequenas, médias e grandes empresas é encarar seu colaborador apenas como um número.

Quando na verdade eles são a força que fazem a empresa caminhar para frente. E mais do que isso, são seres humanos.

Se não estiverem em um ambiente no qual são reconhecidos, valorizados e tratados com educação, dificilmente irão vestir a camisa.

Por isso, ao detectar funcionários desmotivados, você deve encontrar os motivos pelos quais o colaborador chegou àquele estado.

Só a partir desse reconhecimento que você saberá a melhor forma de trabalhar a motivação de funcionários do seu negócio.

O que causa a desmotivação?

Melhor do que reconhecer quando há funcionários desmotivados é saber se antecipar para que isso não aconteça.

Muitos são os motivos para que os colaboradores fiquem desanimados e desmotivados. E a maioria tem relação com trato que a empresa tem com os mesmos.

Isso porque é no trabalho onde o funcionário passa a maior parte do seu dia, e consequentemente da semana. Então é natural que ele fique um tanto quanto saturado do ambiente.

Por isso, é de extrema importância que o colaborador trabalhe em um ambiente no qual ele se sinta bem.

E se sentir bem vai além de um escritório bonito ou uma cafeteira super legal. É preciso que a infraestrutura seja adequada e higiênica.

Além disso, é recomendado que toda a equipe  esteja alinhada e fale a mesma língua. Pois, muitos colaboradores ficam desmotivados por conta de relacionamentos ruins dentro da empresa.

As causas mais comuns de funcionários desmotivados são:

  • Falta de feedback;
  • Salários não compatíveis com a sua demanda de trabalho;
  • Benefícios limitados;
  • Falta de reconhecimento e oportunidades para crescer na empresa.

Como melhorar a motivação dos funcionários?

funcionários desmotivados em seu trabalho

Depois que você detectou o que faz com que os colaboradores fiquem acomodados e insatisfeitos, fica fácil saber como incentivar funcionários.

Caso os motivos ainda pareçam pouco palpáveis para quem dirige a empresa, vale fazer uma pesquisa de opinião.

Para que os colaboradores sejam sinceros é importante que seja anônima. Assim você consegue identificar com mais precisão o que precisa ser melhorado.

No entanto, nem é preciso fazer uma pesquisa para detectar certas questões que precisam de melhorias. As mais comuns e que podem melhorar a motivação dos funcionários são:

Escute sua equipe

Lembra que falamos anteriormente sobre primeiro identificar os funcionários desmotivados para, então, tomar uma atitude?

Pois bem, é aqui que esse conselho se encaixa. Para entender o que está deixando o colaborar infeliz, insatisfeito e pouco produtivo é preciso escutá-lo.

No entanto, não apenas ouvir o feedback formal que o mesmo oferece quando pedem, mas também suas atitudes no dia-a-dia. Elas revelam muito sobre sua relação com a empresa.

Em caso de grandes empresas é possível perceber a mudança de comportamento em grupos pequeno, médios e grandes de colaboradores.

Não esqueça do feedback

Muitos funcionários desmotivados estão nessa situação porque se sentem perdidos. Não entendem seu papel na empresa.

E mais, não conseguem enxergar se estão (ou não) fazendo um trabalho que está ajudando no crescimento dos negócios.

Por isso, é de extrema importância que você (gestor ou empregador) dê feedbacks constantes. Sejam eles positivos ou negativos.

Defina metas para seus funcionários

Na hora de incentivar funcionários é preciso saber colocar novos desafios diante deles.

Após identificar o que está errado, trabalhar no feedback positivo é importante para que o colaborador sinta que suas habilidades são necessárias.

Além de “agitar” a vida do colaborador, também mostra que há oportunidade de crescimento dentro da empresa.

Valorize cada conquista

Reconhecimento e valorização são palavras-chave quando o assunto é motivação de seus funcionários.

Isso porque nem só de cobrança, repetição e resultados vive uma pessoa. O colaborador precisa entender que seu serviço tem importância e impacta positivamente os negócios.

Funcionários desmotivados tendem a se sentir cada vez mais inúteis e incompetentes com a falta de reconhecimento.

Incentivar funcionários desmotivados só traz benefícios!

Você viu neste artigo como identificar funcionários desmotivados, o que causa essa situação e como dar o primeiro passo para resolvê-la.

Vale sempre lembrar que colaboradores não são apenas números, são pessoas. E são essas pessoas que fazem a engrenagem da sua empresa rodar.

Por isso, é preciso ter atenção e sensibilidade na hora de incentivar funcionários.

Sendo assim, na hora de fazer o diagnóstico é preciso escutar e observar com atenção. A motivação de seus funcionários pode ser algo mais simples do que você imagina.

No entanto, feedbacks constantes, novas metas e reconhecimento são atitudes certeiras para melhorar o relacionamento com o colaborador.

Preste atenção, conheça o nível de motivação na sua empresa e proporcione um ambiente saudável de trabalho.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *