Formas de motivar os funcionários: descubra como fazer do jeito certo!

with Nenhum comentário

As formas de motivar os funcionários são diversas, porém, muitas empresas erram nesse aspecto. Colaboradores desanimados com o emprego é algo extremamente destrutivo para a empresa. Quer saber como não errar? Neste artigo vamos te ajudar a entender que funcionários motivados trabalham melhor, e como motivá-los.

grupo de pessoas em um escritório felizes pois aplicaram  formas de motivar os funcionários

Lidar com colaboradores desanimados não é tarefa fácil para nenhum empregador. Buscar formas de motivar os funcionários está se tornando algo cada vez mais comum entre as empresas.

Isso porque a rotina e a falta de tempo pode fazer com que colaboradores desanimem do trabalho.

Percebendo essa tendência, empregadores e RH procuram uma boa motivação de funcionários na empresa.

No entanto, encontrar as atividades motivacionais para funcionários não é tão simples assim. É preciso conhecer os colaboradores e a cultura da empresa.

Por isso, neste post vamos falar tudo o que você precisa saber sobre as melhores formas de motivar os empregados.

Porque, todos sabem que, funcionários motivados trabalham melhor. Neste conteúdo vamos falar sobre:

Não deixe que seus colaboradores desistam da sua empresa. Sem eles nada funciona, é preciso dar atenção às suas necessidades. Boa leitura!

Formas de motivar os funcionários: por que é importante?

Por que é importante encontrar formas de motivar os funcionários? A resposta é simples: funcionários motivados trabalham melhor.

Isso é algo que nenhum gestor de empresa deve esquecer. Buscar novas formas de motivar os empregados e mantê-los sempre com a cabeça leve no serviço é fundamental.

Não só para a saúde da empresa, mas também, e principalmente, para a saúde do próprio colaborador.

Hoje em dia, é comum a alta rotatividade em pequenas, médias e grandes empresas. Isso desgasta tanto o funcionário quanto a corporação.

Por isso, ter motivação de funcionários na empresa é um grande diferencial. Ao ter colaboradores inspirados a empresa ganha um ambiente mais leve e produtivo.

Formas de motivar os empregados com benefícios empresariais

Quando falamos em atividades motivacionais para funcionários não estamos falando apenas de um ombro amigo e flexibilidade no trabalho.

Essa tarefa requer muito esforço de gestores, RH e colaboradores, podendo envolver mudanças na forma que a empresa contrata e mantém seus funcionários.

Mas o que tudo isso significa? Quer dizer que para que um funcionário já entre motivado no trabalho, é preciso que os benefícios empresariais sejam adequados.

E para isso é preciso que a empresa saiba avaliar seus gastos e ver quais benefícios podem ser melhorados. Como, por exemplo:

  • Plano de saúde;
  • Plano dentário;
  • Vale refeição (ou alimentação) que é aceito em muitos lugares;
  • Gympass em academias perto do trabalho.

É compreensível que nem todos os benefícios podem ser melhorados, mas é importante que o funcionário se sinta assistido e ouvido.

Tipos de motivação de funcionários na empresa

funcionários com as mãos unidas no centro comemorando formas de motivar os funcionários

É importante ter em mente que não basta apenas ter formas de motivar os funcionários, é preciso colocá-las em prática e fazê-lo de forma planejada e assertiva.

Isso porque a motivação precisa agir de acordo com as necessidades humanas. Segundo Abraham Maslow, psicólogo americano, essas necessidades são cinco:

  • Biológicas e fisiológicas;
  • Segurança;
  • Sociais;
  • Ego;
  • Autorrealização.

Por isso, antes que o gestor procure por formas de motivar os empregados, é preciso entender essas necessidades.

Biológicas e fisiológicas

Essas são as necessidades de sobrevivência, bem-estar, saúde física e mental. Todas as empresas devem estar preparadas para manter funcionários saudáveis e trabalhando em condições justas.

Para cumprir com essa função, a empresa precisa ter uma boa infraestrutura, respeito com a carga horária, não atrasar com pagamentos e nem com vale transporte e refeição.

Segurança

Para cumprir essa meta, é preciso que os empregadores encontrem formas de motivar os empregados em três campos.

Esses campos são: social, financeira e emocional. Esses campos envolvem segurança física e sobrevivência dentro e fora do ambiente de trabalho.

Nesse momento os benefícios entram em ação, como o plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, assistência previdenciária, são fatores fundamentais.

Sociais

Como no trabalho é onde o colaborador passa a maior parte do tempo, é importante que o ambiente seja o mais agradável possível.

Por isso, as atividades motivacionais para funcionários devem se atentar na melhora e manutenção das relações dentro do ambiente corporativo.

Ego

Essa parte está diretamente ligada com a afirmativa que funcionários motivados trabalham melhor. É preciso reconhecer o esforço e resultado dos seus colaboradores.

Motivação de funcionários na empresa também significa elogiar de vez em quando, isso faz com que o colaborador se sinta parte do sucesso da empresa, o que é verdade.

Autorrealização

Para atender a essa necessidade, é preciso que a empresa alinhe sua visão, missão e valores com o colaborador.

Ao passo que o funcionário se sente parte de algo maior e peça fundamental no funcionamento da empresa, ele irá render mais. E mais do que isso, trabalhar mais motivado.

3 formas de motivar os funcionários

Agora você sabe a importância da motivação de funcionários na empresa, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Confira a seguir 6 formas de motivar os empregados do jeito certo!

1 – Reconheça o trabalho dos seus colaboradores

Essa talvez seja uma das melhores formas de motivar os funcionários, pois mostra a ele que o que está fazendo é visto e reconhecido.

Com a percepção de seu trabalho está sendo monitorado e avaliado, o colaborador produzirá mais e com motivação.

2 – Ofereça oportunidades

Seja oportunidade de crescer na empresa ou de se capacitar mais, é essencial oferecer oportunidades no serviço.

Quando o colaborador enxerga futuro na empresa ele trabalha com mais vigor e vontade de crescer.

3 – Não economize feedbacks

Feedbacks constantes fazem toda a diferença! Mesmo se eles não são necessariamente elogios, é importante oferecer feedback.

Dessa forma, os colaboradores identificam seus pontos fortes e fracos, e trabalham para intensificar os fortes e melhorar os fracos.

Funcionários motivados trabalham melhor!

Neste artigo você viu a importância de encontrar formas de motivar os funcionários! Muitas empresas estão com alta rotatividade por conta de colaboradores infelizes.

Isso se deve a inúmeros fatores, mas em sua maioria se dá por conta de insatisfação com seu serviço.

Para amenizar e virar esse jogo é necessário empenho de gestores, já que, para que os colaboradores queiram ficar, é necessário investir neles.

No entanto, as atividades motivacionais para funcionários não devem ficar apenas no planejamento. É preciso entrar em ação.

Com isso, é necessário que os gestores ofereçam boas condições de serviço, benefícios, salários compatíveis com o mercado e oportunidades de crescimento.

Os colaboradores são peças fundamentais no desenvolvimento de uma empresa. E funcionários motivados trabalham melhor.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *