Ambiente de trabalho: criar bom clima empresarial aumenta a produtividade

with Nenhum comentário

Um ambiente de trabalho saudável vem sendo cada vez mais investido pelos gestores de empresas. Um clima organizacional positivo tem poder de deixar todos mais produtivos e satisfeitos. Como fazer isso? Confira no conteúdo a seguir!

homem falando para outras duas das pessoas da sua equipe ações para melhorar o ambiente de trabalho

Em média, as horas de trabalho e deslocamento ocupam boa parte do dia das pessoas. É comum que muitos funcionários passem mais tempo com seus colegas de trabalho do que com suas famílias.

Por isso, um ambiente de trabalho saudável é essencial para ter qualidade de vida e realização profissional. Foi-se o tempo em que apenas a compensação financeira bastava para manter empregados.

Atualmente busca-se por plenitude em todos os aspectos da vida, inclusive o do trabalho. Para atingir este objetivo, é necessário trabalhar em uma empresa cujo espaço de trabalho promova bem-estar e segurança psicológica.

Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre como implementar as mudanças necessárias nas condições do local de trabalho para melhorá-lo. 

Por isso, você confere a seguir tudo o que precisa saber para criar um ambiente de trabalho saudável. Veja!

Se seu escritório precisa de melhorias no clima organizacional, continue em nosso conteúdo. Aprenda as boas práticas em um espaço de trabalho saudável e boa leitura!

O impacto do ambiente de trabalho ruim nos lucros da empresa

São muitos os fatores que impactam na saúde de um ambiente de trabalho, em qualquer companhia. Mas um deles ainda é o desconhecimento de muitos líderes sobre como a falta de bem-estar organizacional afeta os lucros.

Ainda é maior do que se gostaria a porcentagem de gestores que não oferecem condições mínimas de trabalho e esperam produtividade máxima. 

Entretanto, há um movimento de empresas novas que está nadando contra essa corrente. Elas entendem que o colaborador é o maior ativo da empresa e cuidam dele como tal.

Más condições no local de trabalho afetam os lucros de maneira direta. Um funcionário desmotivado, que se sente drenado ao chegar no trabalho, sem dúvidas faltará mais.

Dessa forma, um espaço de trabalho tóxico também bloqueia novas ideias e criatividade. Isso porque é constante a atitude de fazer apenas o que se pede, pelo cansaço e falta de valorização.

Ambientes de trabalho ruins, hoje em dia, aumentam muito o índice de turnover das empresas. Isso porque poucos são os que aguentam passar tanto tempo onde não se sentem bem. 

Isso gera custos de contratação e processos seletivos que poderiam ser evitados com a valorização dos funcionários já contratados.

Isso porque funcionários satisfeitos, que se sentem respeitados, produzem mais e melhor, o que acaba aumentando o lucro da empresa. Mas como avaliar se seu ambiente de trabalho atual é bom ou ruim?

O que compõe um ambiente de trabalho saudável?

pessoas se divertindo em um escritório pois tem um bom ambiente de trabalho

O primeiro indicador que é necessário levar em conta ao avaliar um espaço de trabalho é como os colaboradores se sentem ao acordar pela manhã.

Ainda que nem mesmo no melhor emprego do mundo seja possível se sentir bem todos os dias ao acordar para trabalhar. Pense em qual é o sentimento na maioria dos dias. 

É bem-estar, tranquilidade? Ou ansiedade, nervosismo e raiva? Para avaliar melhor, veja se o clima organizacional atual cumpre algumas destas fortes condições do ambiente de trabalho saudável!

Comunicação sem medo

Um bom espaço de trabalho permite uma comunicação livre, constante e sem medo. Um dos maiores problemas nos escritórios hoje é uma comunicação falha, dada a pouca abertura da liderança.

Por exemplo: os funcionários aparentam temer represálias e fofocas ao falar qualquer coisa para colegas ou chefe? É um sinal de que seu espaço de trabalho precisa melhorar.

Sem microgerenciamentos

O microgerenciamento acontece quando existe alguém constantemente dizendo aos outros o que fazer, incluindo os mínimos detalhes de tarefas simples. Quando ele ocorre, mostra falta de confiança no trabalho do outro.

Dessa forma, um ambiente saudável permite que seus funcionários tenham autonomia e demonstra confiança em suas entregas.

Valores alinhados

Empresas com boas condições de ambientes de trabalho valoriza a contratação de profissionais cujos valores estejam alinhados aos da empresa.

Dessa forma, é possível manter os funcionários por muito mais tempo sabendo que eles realmente acreditam no trabalho que realizam. Mas sempre oferece as condições para isso.

Ao realizar o recrutamento, não leve apenas em consideração a lista de requisitos técnicos que um candidato precisa preencher. As soft skills são muito valorizadas hoje justamente pelo seu poder em ajudar a criar bons ambientes de trabalho. 

7 dicas para criar um ambiente de trabalho invejável

Quais as técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas para criar um espaço de trabalho saudável para todos os colaboradores? A seguir, uma lista com 7 dicas para construir boas condições do ambiente de trabalho!

  • Ofereça um ambiente limpo, confortável e com equipamentos adequados;
  • Estimule e pratique respeito entre todos os níveis hierárquicos;
  • Promova capacitação em habilidades socioemocionais para funcionários e lideranças;
  • Busque inserir dinâmicas e momentos de integração entre equipes;
  • Permita que cada funcionário integre sua individualidade ao trabalho;
  • Incentive o crescimento profissional de cada colaborador.

Por isso, para ver resultados, é necessário integrar essas dicas à cultura da empresa como um todo. 

Ainda na dúvida se vale a pena? Confira a seguir os benefícios de construir um espaço de trabalho agradável.

Principais benefícios de implementar um ambiente de trabalho agradável

Um dos principais benefícios percebidos em ambientes de trabalho saudáveis é o impacto no caixa da companhia. 

Funcionários que ficam por mais tempo levam à diminuição de gastos trabalhistas com contratação e demissão. A produtividade aumenta e o turnover cai, aumentando a lucratividade da empresa.

Um espaço de trabalho que promove bem-estar permite que funcionários façam conexões genuínas entre si. Isso o leva a serem mais envolvidos e dedicados às suas tarefas.

Dessa forma, os colaboradores se sentem mais motivados e superam crises com mais agilidade e criatividade. Isso acontece pouco em ambientes de trabalho ruins.

Espaço de trabalho saudável é bom para a empresa e para o funcionário

Promover um local de trabalho agradável para todos os colaboradores têm impacto direto no crescimento e lucro da empresa.

Sentir-se bem no lugar onde trabalha determina o quão produtivos, criativos e dedicados serão os colaboradores.

Por isso, possíveis gastos com melhorias (físicas ou de comportamento) no espaço de trabalho devem ser encarados como investimento.

Um espaço leve, que permite comunicação livre e incentiva a empatia é bom para o funcionário e para a empresa.

Portanto, para ver o negócio decolar deve-se investir na qualidade e no bem-estar da tripulação para alçar voos mais altos.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *