4 ações motivacionais para funcionários gratuitas para seu time brilhar

with Nenhum comentário

Se deseja ver o crescimento da sua empresa, é essencial cultivar ações motivacionais para funcionários no ambiente de trabalho. Mas muitos chefes e RH’s ainda não sabem como fazê-lo. Siga as dicas deste conteúdo e inspire mais seu time!

pessoas em circulo juntando as mão no centro comemorando ações motivacionais para funcionários

Nos empregos convencionais, é normal passar mais tempo no escritório do que em casa. Ao menos oito horas do nosso dia são dedicadas ao trabalho e a interações entre colegas.

Nos últimos anos, tem crescido a importância que se dá a um ambiente de trabalho agradável. Cada vez mais pessoas não querem apenas um salário na conta no final do mês. 

Para atingir esses objetivos, é necessário que se esteja constantemente motivado no escritório. 

A seguir, apontaremos os principais motivos para desenvolver ações motivacionais para funcionários na sua empresa e dicas de como implementá-las. 

Portanto, se seus funcionários precisam de motivação e energia, confira as dicas no conteúdo e aumente a produtividade no escritório. Boa leitura!

Por que atividades para motivar funcionários são importantes?

Cada vez mais CEO’s, gerentes e chefes de departamento têm percebido como a desmotivação afeta o trabalho contemporâneo negativamente. 

Isso porque nossas tarefas deixaram de ser majoritariamente mecânicas. Não basta apenas a repetição de uma sequência de movimentos, toques e alavancas para que a empresa cresça.

As carreiras e possibilidades de trabalho rumam cada vez mais para o caminho da criatividade e da inovação. 

Por isso, ações motivacionais para funcionários se fazem necessárias.

Como desenvolver ideias para motivar funcionários

Ainda que seja tentadora a busca por um modelo pronto de como incentivar funcionários, cada experiência é diferente. Assim também devem ser os planos para implementar ações motivacionais para funcionários.

Por isso, o primeiro passo para que deem certo suas ideias para motivar funcionários é conhecê-los de verdade.

Descubra quem são seus empregados, o que gostam e não gostam, suas personalidades, etc.. Apenas conhecer sua equipe tornará possível entender o que os motiva e colocar em prática atividades para motivar funcionários efetivas.

Para isso, dedique tempo para transitar entre os diferentes departamentos e núcleos. Cada um deles também possui particularidades que devem ser respeitadas ao selecionar ações de motivação para funcionários.

Outro aspecto-chave para desenvolver ideias para motivar funcionários é saber em detalhes seu status na empresa. Lembre-se sempre que funcionários motivados produzem mais.

Descobrir o que gostam ou não e recolher feedbacks permite construir ações motivacionais para funcionários com informações direto da fonte.

Uma das ferramentas para isso é a pesquisa de satisfação, que explicaremos em mais detalhes a seguir.

O papel da pesquisa de satisfação

Uma das formas mais efetivas para reunir dados precisos sobre motivação em sua empresa é realizar uma pesquisa de satisfação.

Elas podem ser curtas ou extensas, com perguntas objetivas ou dissertativas. Escolher seu formato depende do tempo hábil e pessoal disponível para coletar e analisar os dados. 

Incentivar funcionários a preenchê-la anonimamente possibilita que as informações compartilhadas sejam o mais fiéis possíveis à realidade. 

Sendo assim, leve também em consideração qual o prazo desejado para implementar as ações motivacionais para funcionários derivadas da pesquisa.

Independentemente do formato escolhido, se a pesquisa será recorrente ou esporádica, sempre deixe um espaço em branco para sugestões. Muitas boas ideias para motivar funcionários surgem neste pequeno exercício de escrita e feedback.

Dessa forma, após analisar os dados, você terá em mãos informações valiosas sobre o que seus empregados consideram importante na empresa. 

Este é um excelente ponto de partida para determinar quais ações de motivação para funcionários devem ser implementadas a partir daí.

Mas, para que você saia deste conteúdo com algumas boas ideias, a seguir compartilhamos sugestões de atividades para motivar funcionários. 

4 ações de motivação para funcionários para inspirar sua equipe

Pessoas em círculo jogando as mãos para cima comemorando ações motivacionais para funcionários

Quando se fala em incentivar funcionários, muita gente já logo faz a associação com compensação financeira. É claro que um bom salário e benefícios interessantes são fatores importantes na equação da motivação da equipe.

Entretanto, poucas são as pessoas que hoje ficam em uma empresa apenas porque o salário é alto e ela oferece bons benefícios

É preciso ir além para que sua equipe se desenvolva e, consequentemente, sua empresa voe alto. O crescimento e o bem-estar dos funcionários significa crescimento e bem-estar para a empresa.

Ainda assim, orçamento é sempre um fator de peso ao selecionar ações de motivação para funcionários a serem implementadas. Por isso, abaixo você confere 4 ideias para motivar funcionários que custarão nenhum ou pouco dinheiro.

Promova integração em sua equipe

Nem todas as ações motivacionais para funcionários que envolvem integração precisam ser grandes festas com muitos gastos. Mas isso não significa que delas dependem todo o relacionamento entre seus funcionários.

É possível promover e planejar atividades para motivar funcionários durante o expediente, dentro do escritório. Algumas formas de incentivar funcionários a integrarem-se podem ser:

  • Uma reunião mais descontraída entre equipes que raramente se cruzam na semana;
  • Um dia no mês com expediente de meio período e o restante para dinâmicas de integração;
  • Promover  rotatividade interna para que um conheça melhor o trabalho do outro.

Reconheça ideias e desempenho

Um dos fatores que mais propaga a desmotivação no ambiente de trabalho é não se sentir reconhecido e valorizado.

Por isso, uma das ações motivacionais para funcionários mais efetivas é praticar o reconhecimento de boas ideias e bom desempenho.

Você pode fazê-lo da forma que mais se adequar ao perfil da sua equipe. Esse reconhecimento não precisa ser através de bônus e prêmios. 

Pode ser realizado através da verbalização (em público ou em particular) ou de um quadro de destaque do mês. 

Lidere pelo bom exemplo

Quantos de nós já nos sentimos desmotivados no trabalho por estarmos submetidos a regras que raramente víamos nossos chefes cumprindo.

Uma boa ideia para suas ações motivacionais para funcionários não precisa ser complexa. Ela pode ser simplesmente dar o exemplo que deseja que seus empregados sigam no dia a dia.

Cumprir horários e prazos, estar no escritório e até mesmo não deixar e-mails esquecidos no inbox podem fazer a diferença.

Busque ir além das regras da companhia e ofereça simpatia e empatia verdadeiras aos seus funcionários. 

É sempre importante ter em mente que eles são seu maior ativo e deles depende o sucesso da empresa.

Priorize uma cultura de feedback sólida

O medo de comunicar falhas, inseguranças e descontentamentos mina diariamente a qualidade do trabalho em muitas empresas.

Instaurar uma cultura de feedback sólida é uma das mais importantes ações motivacionais para funcionários que se pode implementar.

Faça feedbacks – positivos e negativos – tornarem-se parte da rotina de trabalho implementando dias e horários específicos para isso.

Caso se perceba uma dificuldade em fornecer bons feedbacks sem hostilidades, sedie palestras e workshops para melhorar essa habilidade.

Por isso, ter funcionários motivados requer que se sintam psicologicamente seguros para compartilhar o que for preciso.

Funcionários motivados produzem mais

O trabalho deixou de ser majoritariamente mecânico e evolui cada vez mais para tarefas criativas e inovadoras.

Entretanto, vive-se um momento de transição. Por isso, muitas empresas ainda não sabem por quê é importante incentivar funcionários e como fazê-lo.

Hoje em dia, inovar é sinônimo de crescimento e reconhecimento. Para que nossas mentes tenham novas ideias, é preciso que se sintam motivadas e seguras no ambiente de trabalho. 

Ao escolher implementar ações motivacionais para funcionários, lembre-se sempre de quem eles são e o que realmente buscam profissionalmente.

Dessa forma você criará uma cultura positiva na empresa e promoverá o crescimento da companhia, mantendo seus empregados satisfeitos.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *